top of page

Manual do cliente

Antes de adquirir qualquer tipo de porcelanato, recomendamos a leitura desse manual para uma melhor orientação no momento da compra e posteriormente na sua aplicação.

 

  • Recebimento do material e armazenamento

  • Limpeza pós-obra e manutenção

  • Garantia

 

Recebimento do material

No momento da chegada dos produtos à sua obra, atenção para alguns cuidados e detalhes:

  • Determine uma pessoa de sua confiança para ficar responsável pelo recebimento e conferência do material.

  • Confira o pedido de compra com a nota fiscal, verificando:

    • A quantidade de material que está sendo entregue.

    • As especificações dos produtos (referência, tamanho, tonalidade e classe).

    • Verifique se o produto sofreu algum dano durante o transporte (quebras, trincas, embalagens danificadas, etc).

    • Qualquer divergência deverá ser anotada no canhoto da nota fiscal no ato de recebimento e comunique a loja.

  • Guarde a nota fiscal de compra. A garantia só é válida mediante sua apresentação.

 
ATENÇÃO!

Produto assentado é considerado produto ACEITO.

 
DICA

Guarde a parte da caixa que contém as informações de identificação do produto. Você precisará desses dados caso necessite de mais produtos do mesmo tipo para complemento da obra (lote, tonalidade e referência).

 

 

Armazenamento

Para melhor conservação dos produtos guarde-os em local seco e coberto.

Empilhe as caixas conforme orientação:

  • Peças especiais e produtos 60x120cm no sentido horizontal e os demais produtos no sentido vertical.

  • Os sacos de argamassas colante e de rejunte devem ser estocados em posição horizontal com empilhamento máximo de 10 unidades, sobre um suporte distante do piso e em loca seco e coberto para evitar absorção de umidade.

 
DICAS

Lembramos que todo produto químico deve ser mantido fora do alcance de crianças.

As etiquetas das caixas devem ficar sempre à mostra para facilitar a identificação dos produtos e sua conferência.

 

Acompanhando o assentamento

Confie sempre em um profissional especializado. Um assentamento mal executado pode prejudicar o visual final e comprometer a garantia do revestimento. É importante planejar a disposição dos produtos antes de iniciar a aplicação, garantindo assim um melhor aproveitamento.

 

Cuidados especiais:

  • A superfície que vai receber a cerâmica deve estar limpa (totalmente livre de graxa, óleo e tinta), seca, regular e plana.

  • Não esqueça de verificar a altura final do contrapiso, a fim de evitar desníveis desnecessários na passagem de um ambiente ao outro.

  • Não misture cerâmicas de tonalidades e tamanhos diferentes em um mesmo ambiente.

  • Segundo as normas brasileiras e internacionais, é considerada normal a variação de tonalidade e tmanhos em até 5% das peças de um lote. Se a sua compra estiver dentro desse limite, use essas peças para fazer recortes, como, por exemplo, atrás de espelhos e/ou armários.

  • É prudente guardar algumas peças para eventuais necessidades (pequenas reformas, etc).

  • Recomendamos que o piso seja liberado para circulação de acordo com o indicativo abaixo:

 

 

Rejuntamentos:
  • Cura inicial 24 horas;

  • Tráfego leve - 7 dias após a aplicação;

  • Tráfego intenso - 14 dias após a aplicação;

  • Após a aplicação é importante proteger o piso, pois toda obra possuí materiais que podem riscar o revestimento (areia, cimento, andaimes, escadas, etc). Use de preferência placas de papelão, compensados, papel craft ou madeira.

 
IMPORTANTE!
Não trabalhamos com rejunte epóxi pois esse tipo de rejuntamento necessita de mão-de-obra qualificada para a execução e limpeza do porcelanato.
 
DICAS
  • Proteja seu porcelanato durante a obra, principalmente na colocação de gesso, com um papelão,  preferencialmente sem gravação de tinta e sem grampos, e uma lona.

  • Evite proteger só com plástico nas primeiras 48 horas. Esse material prejudica a secagem da argamassa e do rejunte.

  • Nunca proteja o porcelanato com jornais.

 

Limpeza pós-obra

  • Esta limpeza inicial deve ser executada 72 horas após o final do rejuntamento.

  • Quando se tratar da utilização do rejuntamento Epóxi, a limpeza deverá ser de acordo com a orientação da embalagem.

  • A primeiro limpeza de seu revestimento deve ser feita cuidadosamente, pois ainda pode haver materiais bastante abrasivos em sua superfície, como cimento e areia. Além disto, sendo bem executada esta limpeza, você facilitará a limpeza de manutenção diária.

  • Se você manteve o piso protegido durante a obra, a limpeza será bastante simples. Basta utilizar água, detergente neutro e escova de cerdas macias.

  • No caso de haver sujeiras impregnadas, como excesso de rejunte e cimento que não tenham sido retiradas na primeira limpeza, recomendamos a utilização de produto específico para a remoção. Seguir sempre a orientação da embalagem do produto de limpeza para a diluição e utilização adequada.

 
IMPORTANTE!

Não utilizar produto específico para limpeza em mármores, metal, alumínio e cobre.

 
ATENÇÃO!

Enxague com água limpa e seque o piso com pano seco e limpo;

Não utilize cerdas de aço ou qualquer outro material (como esponja de aço). Elas podem riscar, danificar e retirar o brilho do porcelanato ou do esmalte do revestimento;

Não utilize produtos que contenham ácido fluorídrico, ácido muriático em sua fórmula como, xampu para pedras, bem como produtos para retirar ferrugem de tecidos ou limpadores que dão brilho em metais. Eles podem causar danos irreversíveis ao produto.

 

Limpeza de manutenção

  • Produtos indicados: sabão neutro, Veja Cloro Ativo, CIF (saponáceo), detergente (tipo Limpol). Não exagere na quantidade de detergente. Não use produtos aditivados com flúor;

  • Todos os produtos devem ser diluídos em água, usados em suas versões neutras e aplicados com pano umidecido nesta solução. Diluições de 1:10 a 1:30 são suficientes;

  • Após esses procedimentos passe somente água limpa e seque o piso. Caso ainda permaneça sujeira impregnada sobre o produto, deixa a solução de detergente e água agir sobre o piso por alguns minutos e depois esfregue com escova ou vassoura de cerdas macias. Não utilize palhas de aço ou produtos similares. Enxague bem somente com água limpa e seque com pano limpo;

  • Produtos não indicados: todos aqueles que contenham flúor e seus derivados, ácidos (principalmente o ácido fluorídrico - encontrando nos produtos Semorim, Brilha Alumínio, Brilhol e outros destinados a limpeza de alumínio);

  • Não utilize ceras ou impermeabilizantes sobre o revestimento.

 
ATENÇÃO!

Produtos que contenham hidróxidos (potássio, sódio, etc) em alta concentração podem causar alterações no brilho superficial de porcelanatos polidos se expostos por mais de 10 minutos.

 

Limpeza de sujeiras específicas

Para limpeza de sujeiras específicas recomendamos entrar em contato com nosso SAC para melhor orientá-lo sobre os produtos mais recomendados para cada tipo de sujeira e compatível com o tipo de piso.

 

Dica

Aplicar o produto de limpeza indicado e deixar agir por um tempo determinado (aproximadamente 15 minutos), após, efetuar a limpeza utilizando uma esponja dupla face.

 

Recomendações

  • Dilua o produto conforme recomendado em sua embalagem. Em caso de dúvida, dilua o agente de limpeza e faça um teste em uma peça (ou parte) não aplicada;

  • Veja Cloro Ativo e Clorisol somente deverão ser utilizados a fim de remover manchas localizadas e por um período máximo de 15 minutos de exposição;

  • Após o procedimento de retirada da sujeira, enxague as respectivas peças com bastante água limpa;

  • Todas as marcas mencionadas são de propriedade e responsabilidade de seus respectivos fabricantes.

 

Garantia
 

A aplicação e o uso correto do seu revestimento é sua melhor garantia!

Todos os revestimentos cerâmicos que trabalhamos são certificados e testados dentro de um rigoroso controle de qualidade e atendem as normas brasileiras NBR 13816, NBR 13817 e NBR 13818 que são frutos da norma internacional ISO 13006. Com isto, você pode ter a certeza de ter adquirido um produto de qualidade internacional aceito por todas as comunidades mundiais.

Para obter o máximo de garantia do revestimento é importante uma boa aplicação, uso e manutenção corretos. Qualquer dúvida sobre estas questões, consulte nossa equipe especializada das lojas ou nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que estará pronto e apto a esclarecer suas dúvidas.

A aplicação é tão importante quanto as qualidades técnicas do revestimento. Prova disto é a existência das normas brasileiras específicas relativas aos procedimentos de aplicação dos revestimentos cerâmicas (NBR 13753, NBR 13754 e NBR 13755). Estas normas apoiaram a elaboração deste manual. Procure seguir nossas orientações.

Se você verificar algum problema com seu revestimento, entre em contato com a loja Recesa onde você efetuou sua compra ou diretamente com nosso serviço de Atendimento ao Consumidor. Você tem, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, 90(noventa) dias a partir da data de compra que consta a Nota Fiscal, para acionar a assistência técnica.

Em irregularidades visíveis no revestimento, entre em contato para nossa verificação antes da aplicação. A Recesa não se responsabiliza pelos custos dos serviços de mão-de-obra.

 
ATENÇÃO!

Produto assentado é considerado produto ACEITO.

 
LEMBRE-SE

A Recesa não aceita devoluções de produtos com embalagens "violadas", peças quebradas ou em decorrência de problemas ocorridos por não observarem as orientações deste manual.

Tenha sempre em mãos a sua Nota Fiscal. Ela é indispensável e assim você estará agilizando o seu atendimento.

 

sac recesa

tel. (11) 4071-3633

sac.recesa@terra.com.br

© 2014 recesa pisos e azulejos ltda.

bottom of page